Advertisement

Anuncie aqui

Error404: Seu site não vai bombar se não trabalhar no SEO

Durante anos trabalhando com SEO, técnicas de divulgação e projetos internos em ShiftActif, a regra mais valiosa que aprendi é que muitos administradores simplesmente colocam suas ideias no papel e as lançam sem pensar na parte de SEO (Otimização para motores de busca). Por isso, é bom pensar: o fórum, site ou blog se torna viral sem pensar neste quesito?


Acordando para a realidade

Não adianta ser um ótimo programador sem entender onde está pisando. Você pode parar nessa “linha” por pensar que esse artigo será mais uma forma de atiçar sua "auto sabotagem", mas a realidade é diferente de sabotagem.

O SEO é, se não o mais importante, o segundo mais importante em qualquer página na web. Saber manipular as tags, ferramentas dos buscadores (como Webmasters ou Bing Tools) já é um grande começo. O mistério é que você pode estudar o quanto quiser, passar horas analisando cursos e cursos, mas nunca terá tanto sucesso se sua ideia não estiver sendo encontrada.

Estudar só programação é um erro?

No blog há muitos assuntos sobre SEO e em sua maioria para ajudar os administradores de comunidades, mas adaptar esses métodos para seu modelo de negócio é uma artimanha que você precisa saber como fazer. Por exemplo, em uma loja online que acabou de nascer, como o webmaster pode promover seus produtos, se não é visto? Acha mesmo que, pagar para anunciar no Facebook ou Google vai resolver o problema? O negócio é ser presença na web!

A dica para qualquer programador é organizar seu conteúdo por tópicos. Dependendo do seu negócio, os motores de busca podem interpretar sua página da melhor (ou pior) forma. Ao otimizar uma página da web por meio de tópicos e palavras-chave dentro desses tópicos, você melhora a experiência do usuário. Isto é, o resultado da pesquisa atenderá as exigências do E.A.T (por exemplo).

SEO é igual a fórmula de Bhaskara

Afinal, se for montar um projeto para um cliente, o máximo que ele espere é algo responsivo e que o coloque nos motores de busca nos primeiros dias de lançamento do seu projeto na web. Em outras palavras, SEO é igual a fórmula de Bhaskara que todos pensamos nunca precisar usar, hoje é usado por cientistas de computação, engenheiros, arquitetos e etc. O SEO é um processo que aprendemos e que leva tempo para compreender, mas por mais que achamos que sabemos como fazê-lo, no final se torna algo contínuo. Sempre vamos aprender algo novo, pois a tecnologia evolui constantemente.

Entender o público-alvo do projeto que monta já é o começo para saber como atrair atenção dos motores de busca para esse tipo de consumidor. Use muito a meta-tag “description” e “tags” do HTML em páginas. De preferência, sempre os mantenha diferentes em cada página. Ou seja, na página de login, descreva sobre a página de forma resumida, em até 150 caracteres, e na meta do tipo “tag”, coloque palavras que normalmente colocam na barra de pesquisa dos buscadores.

Cauda curta ou longa?

Não, não falamos de animais aqui (hahahahah). Cauda curta é nada mais que termos descritos com poucas palavras, mas com um grande número de buscas. Já a longa, é o oposto da cauda curta, pois envolve a descrição da página ou algo que interesse o internauta. Vamos ao básico:

Título do site





Conteúdo

O código básico acima demonstra uma página simples. O fator principal do SEO é mostrar o “description” e “keywords” para os motores de busca. Apesar do “viewport” ser uma opção para quem deseja uma página responsiva, é bom estudá-la mais a fundo. Talvez, podemos explicar em outro artigo.

No fim, quero citar que para começar bem no SEO, entenda que para ter um projeto de sucesso na web, esses elementos não devem faltar. Se procura ser um programador, saiba que neste cargo a função envolve um acúmulo de conhecimento que pode melhorar seu portfólio de programação.

No fim…

SEO não é fácil, pois, amanhã tudo pode mudar. O básico deste artigo é colocar na sua “caixola” que é muito importante saber que existe essa barreira, e que você como programador e webmaster, precisa saber como escrever no seu código fonte.

Alguns artigos sobre o assunto:

  1. Meu site não está no Google!
  2. Meta tags, como aumentar sua audiência?
  3. E.A.T do Google para adminsitradores

Postar um comentário

0 Comentários