Advertisement

Anuncie aqui

A técnica do resumo para tópicos

Mais importante do que o título é o corpo da mensagem, mas existem casos que o ‘Control C’ e ‘Control V’ são mais fáceis. O que será que os administradores estão dispostos a fazer, para ter usuários na sua comunidade? Como criar novos conteúdos para atrair usuários para seu fórum?


Em 2015, este blog abordou um tema sobre ‘como elaborar assuntos espetaculares’ para comunidades, e após muitos anos ficou evidente que ainda faltam detalhes para incluir no assunto. Diante disso, o quão fácil é copiar e colar textos por aí sem resumir algo, ou muito menos criá-los. 

Leitura integral do tema

A princípio um título curto e que causa curiosidade, contestando a sabedoria do leitor é outro fator que incentiva a leitura do internauta. Além do mais, o autor do tópico precisa entender que o conteúdo do tópico precisa ter uma linguagem de fácil entendimento, além de abranger as técnicas do resumo que é entender sobre o que está escrevendo. Copiar e colar um texto de outra pessoa ou site não fará que o leitor se interesse pelo assunto.

  • Texto informativo busca informar sobre um determinado tema. Normalmente fóruns (ou sites) que possuem seção de notícias, usufruem mais deste método para noticiar seus usuários sobre as novidades de um determinado assunto, contudo, aí entra o que eu disse antes... Fique ligado no "copia e cola". Ler o conteúdo e informar ao usuário requer seu entendimento sobre o que você lê, ok?
  • Texto dissertativo já busca defender uma ideia baseada em um fato argumentado. Outra vez, é preciso ler o conteúdo na íntegra para começar a destrinchar em dois parágrafos alguns elementos do que foi lido.

Apesar de citar sobre o texto, ainda não comentei onde o resumo se encaixa no assunto. Pois bem, o resumo busca apresentar o mesmo conteúdo lido sem mudar o que de fato o que foi escrito, mas apresentar em poucas palavras o que foi lido, entende? Em outras palavras, você leu, você pode descrever com suas palavras aquilo que leu sem mudar o sentido, objetivo ou noção que o texto original passa. Não é um artigo de opinião ou que expressa o que acha sobre o texto original, mas uma representação técnica e resumida sobre o conteúdo original.

Espelhar seu argumento


Você pode ler milhares de textos pela internet e juntar tudo em um raciocínio cujo assunto é basicamente o mesmo, e criar um tópico que pode interessar o leitor. O legal é citar fontes dignas (confiáveis) que enfatizem o que escreveu. Isso é bom porque caso o leitor queira checar quem é a autoridade sobre o assunto, não ficará dúvidas sobre a relevância desse conteúdo para o dia dela. Lembre-se, se ela se dá ao tempo de ler seu conteúdo é porque ela busca por aquilo. Não deixe de impressionar.

Está na hora de 'lacrar'

Na teoria seu tópico já está espetacular se seguiu essas dicas e aparentemente está pronto para ser postado. Mas antes de mais nada, ele vai arrasar? Se você ousa se perguntar isso, é porque ainda falta algo. Você se deu o trabalho de produzir um conteúdo novo e experimentou toda a experiência de produção, é hora de fazer perguntas abertas.

Perguntas abertas é o oposto das quais as respostas desta são positivas ou negativas. Isto é, ‘sim’ ou ‘não’.

Quando fazemos perguntas abertas ao longo do texto ou após concluir um raciocínio, isso abre um espaço de diálogo e incita o leitor a comentar sobre o tema, o que é vantajoso para o autor (administrador do fórum) que obtém participação no assunto. Cuidado com perguntas retóricas. Apesar de poder usá-las, lembre-se que o objetivo do tópico é obter participação dos membros, e exceder o limite de perguntas retóricas pode acabar fechando o canal de argumentação. É claro que tem membros que não se limitam a essa regra, mas é bom evitar o uso excessivo para não silenciar os mais tímidos.


O ‘lacre’ que falo é de fechar o assunto em três linhas no mínimo. Conclua com uma frase de efeito ainda abordando o assunto, retornando a um conceito do início, perguntando algo, ou expressando um pensamento a respeito de tudo. As citações dos comentaristas vêm de forma automática depois de publicado.

Todo o assunto que escrevi foi baseado em aulas que estou assistindo da incrível professora Cleuza Cecato, mestre em em Língua Portuguesa e Produção de textos linguísticos. Na verdade, eu quis adaptar todo o conhecimento que ela já me passou para o conceito que abordo muito neste blog, que é comunidades online e por isso em vários momentos a mistura de conceitos pode ser vista como errada diante do que aprendi nas aulas. Posso comprovar que ela é uma excelente professora. Na parte de SEO, eu cito vários assuntos para ajudar sua comunidade a crescer, dê uma visitada depois.

Postar um comentário

0 Comentários