Advertisement

Anuncie aqui

Você conhece a técnica E.A.T do Buscador do Google?

Uma abreviação estranha, e que provavelmente chamou sua atenção. Mas antes de fechar esse artigo achando que não é interessante, vamos aos fatos.



Sem suspense, o Google muda constantemente seu algoritmo para apresentar resultados interessantes ao usuário. Isso quer dizer que o E-A-T entra para provocar os webmasters a pensarem mais.

As palavras Expertise, Authoritativeness e Trust tem um significado simples, mas o seu objetivo é que muda as regras do jogo. Se você pesquisou na internet por algo e obteve um resultado com a explicação que deseja, então saiba que isso faz parte do EAT.

Antes de prosseguir, saiba que a sigla MC (Main Content) é qualquer página de site que ajuda a atingir seu propósito. Isso quer dizer que, se uma página cumpre com objetivo dela, então... Pode se dizer que ela se torna valiosa para quem está buscando respostas no Google.

Especialização (Expertise)

A própria palavra se define quando se fala no especialista. Quando precisa obter dados mais específicos sobre uma busca, ou pretende agir (por exemplo) em um processo judicial, você procura por um "Especialista" ou uma pessoa que "acha que sabe o que faz"?

O algoritmo separa no resultado para sua pesquisa os sites que contém uma resposta confiável para sua pesquisa. Isso quer dizer que, quando pergunta: "Como fazer bolo", ele irá buscar por sites, artigos, ou referências de especialistas. É importante salientar que domínios antigos na web e que não tiveram qualquer problema com o buscador fiquem em posições mais valiosas.

Agora, a pergunta é: Como o Google sabe se a resposta é de um "especialista"? É simples: "A FONTE". Quanto maior a fonte dos dados que coleta para tal resposta, mais ranqueado o site será.


A fonte disso? Vou citar no final do artigo e você vai amar!

Autoridade (Authoritativeness)

Se o expertise é a relevância desse conteúdo feito ou citado por especialistas, então obviamente que a "Autoridade" é importante como o anterior. A autoridade soma a quantidade e qualidade da resposta do site para a sua busca. Neste caso, a experiência do usuário foi boa ao obter a resposta da busca, e isso melhora o posicionamento.

Existem muitos fatores analisados pelo motor de busca neste caso, mas é importante citar que nem todo tipo de resposta é considerada na pesquisa. Por isso, a forma que foi escrita impacta no tempo que o usuário fica no seu fórum, e a consequência disso é que sua página pode se tornar uma autoridade.

Verdadeira (Trust)

Parece óbvio? Para que uma página atinja seu real objetivo ela precisa ter os dois requisitos acima, e ainda por cima ser verdadeira. Em outras palavras, ela precisa ser "verificada" por assim dizer. Neste caso, o manual do Google especifica que o destaque neste quesito é contado sob a experiência do autor e a qualidade que esse conteúdo trás para quem o buscou.


Talvez este seja o ponto que derruba qualquer página neste algoritmo, pois, ele checa se o conteúdo da página com hiperligações (links) estão quebrados ou retornam página 404, 500 ou qualquer outra que não exibe um MC seja penalizada e removida do "EAT". Existe mais fatores como linguagem, design (sendo um site responsivo) com conteúdos nocivos (malwares ou que contenha vírus, por exemplo) ou qualquer prática ilegal também reduz a posição no resultado da pesquisa.

Segundo Google, as páginas precisam atender aos requisitos a seguir para se encaixar no EAT:

  • Nível muito alto de especialização, autoridade e confiabilidade (E-A-T).
  • Uma quantidade muito satisfatória de MC (Main content) de alta ou mais alta qualidade.
  • A reputação do site deve ser muito positiva para que o site obtenha destaques (Exemplo). 


O que isso tem a ver com os fóruns?

Finalmente, a parte que nos toca, não é? Cuidar do desempenho de suas postagens agora é um foco. Tópicos que começam com linguagem inapropriada, ou com conteúdo irrelevante não são contados para o EAT. A verdade é que essa pequena decisão do buscador não foi feita para fóruns, visto que há milhares de fóruns Forumeiros (até em outro idiomas) por aí. Só que, isso é um incentivo, pois, quando o Google anunciou isso, as coisas não estavam tão focadas à fóruns.

No nosso caso (digo, no caso de fóruns) o ideal é pensar no Snippet... Mas, isso é um assunto para outro artigo.


Fonte deste artigo: searchqualityevaluatorguidelines.pdf (googleusercontent.com)



Postar um comentário

0 Comentários