Advertisement

Anuncie aqui

Por que os fóruns perderam a voz?

Em 1987, foi criado por John Smith o que conhecemos hoje por “Fóruns de discussão”. Desde então, essa forma de se comunicar pela internet, é tipo um Facebook ou Discord da atualidade. As transformações que este meio de comunicação sofreu, afetou muitas pessoas no mundo inteiro, e a consequência disso é que em 2021, ousamos perguntar: “Por que os fóruns de discussões perderam a voz?”.


O que define um fórum de discussão?

Segundo o Wikipédia, fóruns de discussões permitem que seus usuários possam debater sobre assuntos de uma questão em específico, e que estas, são bem organizados por tópicos e mensagens. A gente sabe que essa organização reflete bem o que vemos hoje em dia, e que essa organização foi aprimorada com possibilidades e novos espaços. 

Em Julho de 2000, a phpBB limited lançou uma forma visionária de fóruns em script PHP, que se tornou uma febre na época. Ora, então, quer dizer que “era febre na época”, e agora não é mais?

O caminho até aqui

Antes de responder a pergunta que intitula o artigo, é importante explicar o motivo pelo qual essa pergunta é frequente na mente de muitos administradores por aí. Desde a fundação do conceito de fóruns de discussão até a fundação do phpBB, era meio difícil dizer como esses debates eram feitos. Então, as ferramentas primitivas do phpBB (na época) vieram para permitir que debates pudessem ser compartilhados de uma forma mais eficiente, e isso deu a alavancada esperada para esta… Digamos assim, categoria na internet, entende?

Atualmente, o phpBB melhorou muito a estrutura dos fóruns de discussão, unindo aparência, funcionalidade e segurança por meio de várias técnicas exigidas pelo desenvolvimento web. E neste momento que nasceu serviços de hospedagem de comunidades online, como Forumeiros, Forumatic (que atualmente não existe mais), Forums Free, Invision Board, etc... Mas, o que aconteceu então, para que os fóruns perdessem o espaço deles na internet?

As redes sociais

O primeiro fator são as redes sociais. É claro que na época os fóruns de discussão já sofriam com guerras declaradas com Orkut, MSN e Chats online, além de outras formas de comunicação bem mais em conta do que enviar informações por mensagens, e aguardar uma resposta por parte de outras pessoas.


Os fóruns perderam o seu espaço aqui, por conta de não serem tão instantâneos, e isso trouxe complexibilidade na forma de se comunicar. E você sabe o que as falhas na comunicação causam em uma comunidade? Se não, abra em uma nova aba do artigo: “O que falhas na comunicação causam em sua comunidade?” para ficar mais inteirado.

À medida que estes meios de comunicação foram evoluindo, os fóruns começaram a ser desafiados por novas maneiras de conversar pela internet, e isso se tornou um grande problema para os administradores. Porém, antes de você fechar este artigo porque não apresentamos uma solução para sua comunidade, fique mais um pouco porque essa parte vai chegar.

A barreira para o sucesso

Nesse momento de febre de fóruns na internet, conquistaram administradores com novos recursos que voltaram a trazer a atenção do público para formas de debates por meio de comunidades. Porém, isso não era o bastante. O desenvolvedor começou a perceber que o gatilho para o sucesso das comunidades não dependia apenas dele, mas do que o administrador fizesse a partir dali.


O jeito foi apelar para melhorar o SEO das comunidades online, permitindo que buscadores pudessem rastreá-las com mais eficiência. Por isso, interligações com estes buscadores começaram a virar foco e permitir que plug-ins e recursos fossem desenvolvidos para comunidades. Mas, isso não foi tudo.


Conhecimento em programação

A dificuldade começou em administradores de comunidades que dependiam de hospedagens, backups, estética da comunidade e principalmente de como estes assuntos eram debatidos. Com membros afastados, a receita com publicidades começou a cair e fóruns começaram a ser fechados.


A limitação não era de como os fóruns eram programados, mas de como a comunidade agia e se os assuntos eram importantes aos foristas. Antes de continuar, quer saber como elaborar tópicos incríveis para sua comunidade? Leia o artigo “5 dicas espetaculares para criar um bom artigo ou tópico”.


O conhecimento do administrador deveria envolver programação, marketing digital e pessoal, além de artes gráficas. Isso tudo deixou vários perturbados, além das exigências por conta da forma que essas discussões eram formadas.


O que fazer agora?

Hoje em dia a internet permite que você desfrute de muito conhecimento, e essa situação é a resposta para a pergunta que intitula o artigo. Conhecimento em outras áreas define o que significa ser administrador de comunidades, e não se restringe à alguém que está ali com cor de grupo para mandar em tudo.


Como as pessoas resolveram abandonar as comunidades para interagir com redes sociais por meio de mensagens instantâneas, o jeito é você ir até elas. Como fazer isso? Infelizmente, você terá que desembolsar valores com propagandas nestas redes sociais e permitir que sua marca ou nome dela alcance essas pessoas.


Lembre-se de que sua comunidade pode abordar diversos assuntos e isso pode afetar o seu público-alvo. Saber sobre o que vai discutir ou permitir que estes assuntos abertos não perca o controle é um foco de sua equipe. Concentre-se em promovê-la, mesmo que isso custe muito suor.


Resumindo...

As comunidades nunca vão perder a voz. O que falta é criatividade e perseverança nos projetos. Aliás, projetos são algo em falta em muitas comunidades. Envolver sua equipe neles é o fator que leva ou não sua produtividade como administrador adiante.


A verdade aqui, é que tudo o que procura na internet hoje é baseado de fóruns de discussão, atualizado para novas plataformas de comunicação. Então, toda vez que pesquisarem algo no Google, as chances de um fórum ser indicado é muito maior do qualquer site.

Postar um comentário

0 Comentários