Advertisement

Anuncie aqui

5 dicas espetaculares para criar um bom artigo ou tópico

Não basta apenas uma boa aparência, imagens revolucionárias ou ter o site para modelos móveis. Para ter sucesso, é importante que o conteúdo seja mais valioso do que o corpo do assunto. Se você é um dos Administradores que começou a se perguntar 'o que é preciso para atrair as pessoas para o fórum?', veja as 5 dicas que separamos para você saber como escrever um bom assunto para discutir em seu fórum.

1º Conheça bem seu público

Antes de começar, é importante saber que um internauta está em busca de algo. Neste caso, você deve conhecer bem o seu público! Saiba, em poucas palavras, como incentivar o leitor a permanecer até o fim do tópico.

A melhor forma de conhecer o seu público alvo, é abrir uma enquete, por exemplo, para saber quais são os assuntos que seus usuários gostam. De preferência, essa enquete deve ser aberta (ou seja, pública) para que até visitantes possam dar sua opinião.

Existem alguns requisitos importantes que podem ser classificados em sub-categorias.

  • Tipo de linguagem para o público;
  • Interatividade com o internauta, causando dúvida e uma solução;
  • Mostre o valor que seu assunto terá para o leitor;

Tipo de linguagem para o Público.

Como estamos falando de fóruns, a maior parte do conteúdo pode ser direcionada para dois idiomas. Português do Brasil ou Português de Portugal. Seja coerente e direto ao ponto, mas, sabendo como escrever ao ponto de seus leitores compreenderem. Sendo mais específico, sempre use as regras corretas da escrita formal para escrever seu tópico, mesmo que em seu fórum os usuários usem a famosa "escrita" do SMS ou MSN (abreviações). Você deve ser impecável, mesmo que você saiba que, usando outra maneira de escrever os internautas vão compreender.

Interatividade no tópico.

Seja interativo. Apresente um problema com uma solução, para provar para o leitor que você sabe o que diz. Deixe no 'ar' uma pergunta para ser respondida no final do assunto, um pequeno resumo do assunto no total na qual vai concluir todo a ideia do leitor.

O valor do seu conteúdo

É importante escrever o assunto, mas, não publicá-lo! Se usa um fórum Forumeiros, por exemplo, crie um sub-fórum com permissões restritas somente à um grupo específico que lhe ajudará a corrigir os pequenos impasses do artigo. Correções ortográficas e concordância. Tudo deve estar em perfeito estado para o leitor se sentir satisfeito ao ler o seu assunto. Sentir o pequeno prazer de ter lido algo bem feito!

2º Conheça bem o assunto

-"Te conheço de algum lugar?"
Antes de começar o seu assunto, pesquise muito! Você realmente sabe tudo, ou, pelo menos, o bastante para convencer o usuário que o seu argumento é maior do que a sabedoria dele?

É muito fácil de saber um assunto, mas, antes de começar é interessante saber que o conteúdo que você vai escrever precisa ser algo que impressione o leitor.
A solução para isso, é estudar muito o assunto, e apresentar os detalhes do assunto. Isso quer dizer que, no mundo em que estamos as pessoas tendem a ler pouco os conteúdos extensos e detalhistas, mas, quanto mais souber o que está escrevendo, você vai buscar maneiras de simplificar o assunto apresentando os detalhes em poucas palavras... E, desta forma convencer o leitor a permanecer no seu tópico até o fim!

Tome muito cuidado com cópias!

O ser humano tem uma visão diferente de um determinado assunto. Ao pesquisar, tenha certeza de não copiar nada de outro autor. A sua opinião e sabedoria sobre o conteúdo e assunto é mais importante do que copiar. Além do mais, se tens um fórum, lembre-se de que "o fórum é um espaço de discussão de um determinado assunto", e não, espaço para cópias de outros assunto. Autores que copiam, perdem a credibilidade.

3º As palavras chaves na pesquisa

Antes de começar a escrever, busque por 'palavras chaves' no Google ou qualquer motor de busca, que trazem retorno! O título do seu tópico chama a atenção dos motores de busca, e consequentemente dos leitores. Então, se criar um título que chame a atenção ao ser compartilhada, mais pessoas vão se interessar em ler o conteúdo.

Pesquise por palavras chaves desconectado do Google
Não é pelo seu título, mas, pelas palavras chaves. O Google também analisa bem a sua conta, e coloca para você alguns assuntos relacionados quando você está conectado. Quando está desconectado da sua conta, ele apresenta os resultados diferentes do que você já pesquisou quando conectado.

Se você está em busca de um tipo de palavra chave que é muito usada, prefira usar o modo anônimo do seu navegador e pesquise o mesmo assunto que vai escrever para saber quem são os concorrentes, e saber quais foram as estratégias que eles usaram. Dessa forma, você saberá como aprimorar o conteúdo, colocando-o como exclusivo, além de colocar tags no seu assunto que o destacará no Google depois de um tempo.

4º O modelo de redação pode ajudar?

Claro! Se você tem noções básicas de como iniciar uma redação, sabe bem como estruturá-la corretamente, de maneira que consiga deixar tudo organizado.

Vamos deixar uma estrutura exemplar para seu tópico ganhar visitas e ser um sucesso.

1. Título: Um assunto chamativo que você pode acompanhar na última dica
2. Introdução: Crie um pequeno resumo de todo conteúdo, porém, evite de contar em poucas palavras tudo sobre o assunto.
3. Conteúdo: Descreva de maneira organizada, com início, meio e fim. Interligue os pontos, para não se perder ou fazer o leitor se perder na compreensão da sua ideia.
4. Resumo/Opinião (dicas): Apesar de ser um ponto opcional, se quiser, apresente outro pequeno resumo de uma opinião que deixou no conteúdo.
5. Conclusão: Conclua seu assunto com chave de ouro, explicando alguns pontos ou dando dicas a mais.

Use uma introdução bem chamativa, pois, se você usar os "snippets" do Google, isso vai ajudar muito a gerar visitas ao seu fórum. Se preferir, poderá consultar o nosso artigo sobre os snippets do Google: A importância de revisar os snippets do seu fórum

5º Título do novo tópico

Finalmente, após analisar todos os procedimentos já ensinados, vamos começar... Não, não vamos ainda. Antes do assunto, precisamos refletir no título do tópico. Como autor, você pode escrever primeiro o seu conteúdo (aconselhável), e depois que o terminar, leia-o novamente atentamente para ver se nada passou desapercebido, e com base na leitura crie um título.

Títulos que contenha números ou ou coisas como "você sabia", "10 coisas que você precisa saber", "técnica especiais para..." e etc, são importantes para chamar a atenção. As vezes, o título chama atenção, mas, o conteúdo não é bem o que o leitor esperava.

O título, é mais do que importante porque influencia muito no SEO do seu fórum. Se o assunto está visível aos visitantes, o Google vai mostrar o seu título de acordo com a palavra chave pesquisada (por isso precisamos pesquisar bem o assunto antes de criá-lo), para que o leitor possa encontrar o assunto definitivo que solucione a dúvida.

Algo extra?

Se você ainda não sabe qual são as palavras chave que influenciam na pesquisa para seu fórum, lembre-se do seu amigo...O Google Webmaster.

O Google Webmaster veio para ajudar todo administrador a se colocar bem no mundo competitivo, e nós, podemos ajudá-lo a compreendê-lo. Veja o nosso artigo
Google Webmaster, o melhor amigo do seu fórum


RESUMINDO...

Não tenha medo do que escrever, ou, medo de perder o seu sucesso. Existem vários recursos e dicas na internet para melhorar o seu fórum, website ou blog. Não ache que este artigo é exclusivo, mas, tenha certeza que as dicas aqui apresentadas podem ser mais do que exclusivas! Criar, personalizar... O segredo é ser criativo e ter entusiasmo e uma equipe pronta para ajudá-lo.


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Legal... Obrigado pelas dicas Shek. :D São proveitosas!

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns pelo artigo Shek... Só tem que postar mais, tú some e deixa o blog falir. :( Mais, seus artigos são ótimos!

    ResponderExcluir
  3. Seu artigo, mim ajudou a escrever melhor.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Na caixa abaixo você poderá adicionar seu comentário. Lembre-se de que, não será possível atribuir tags especiais, de imagens, links e cores. Somente tags Negrito, itálico são permitidos.

Obrigado por comentar!