Advertisement

Anuncie aqui

A técnica do brainstorming para sua comunidade

De cara, a palavra brainstorming pode parecer com algo de outro planeta e até pode ser algo difícil de ser executado (se pensar bem). Porém, você sabia que pode ser o que está faltando para sua comunidade explodir na interação entre os usuários?




Aplique o brainstorming de forma transparente

A missão mais difícil é aplicar essa técnica de forma transparente, que sua equipe ou pessoas envolvidas nem percebam. O detalhe aqui, é que existem etapas e segredos que podem fazer toda a diferença na hora de compartilhar ideias, pois, afinal de contas… O fórum grátis que você administra é um local de compartilhamento de ideias.



Na realidade, para que comece o brainstorming é preciso entender o que está acontecendo em sua comunidade. Quando digo “acontecendo”, falo mais especificamente de problemas que podem incomodar, como membros desrespeitosos, tópicos que faltam, assuntos a serem debatidos, ou até bugs a serem corrigidos. Isso quer dizer que para explorar a técnica é preciso entender onde está o problema, e como resolvê-lo. Contudo, não é só de problemas que uma brainstorming precisa para trazer resultados, mas talvez, de um novo recurso ou regalia para comunidade.

O que é um “brainstorming”, afinal? É uma explosão de ideias! Simples assim. A explosão de ideias de como resolver problemas ou como vamos agir em determinada situação, é um filtro das mais diversas opiniões da sua equipe ou membros de um grupo sobre um assunto em comum. Não existem limites para essa técnica, porém, exige muito da personalidade do administrador.



Etapas para começar a explosão de ideias

Como dito anteriormente, a explosão de ideias precisa ter um “ponto de partida” para fazer algum sentido. Contudo, para todo o processo ter uma efetividade é preciso ter foco e permitir que todos possam expor sua ideia sem ser repreendido. Isso quer dizer que, por mais absurda e irrelevante que seja o que for dito, ela precisa, a todo custo, ser levada em consideração.

Para um exemplo prático, suponhamos que é necessário um brainstorming para os assuntos de um subfórum, seja regras ou como este novo setor vai se comportar em sua comunidade. Para obtermos-o sucesso com a explosão de ideias no tópico principal, precisamos apresentar os seguintes pontos dividindo-os em “categorias”:
  • Problema enfrentado;
  • Sua ideia inicial para resolvê-la ou contextualizá-la;
  • Processos de execução para obter sucesso (ou algo do tipo);
  • Tempo para execução

Obviamente que o retorno do brainstorming depende de como o grupo participa. Lembre-se, isso é como um trabalho em grupo da escola. Então, quando formado o grupo, todos precisam explorar todas as possibilidades e marcar isso “em um caderno” para filtrar quais são mais importantes, circunstanciais ou urgentes, sem minimizar ou desprezar qualquer uma das ideias que forem surgindo, (por mais absurda que seja). Qualquer ação do Administrador que envolva uma tentativa de “desvalorizar” o que está saindo de uma reunião dessas, pode destruir o fluxo de ideias e causar insegurança nos demais.



Seleção das ideias

O ponto mais crítico do brainstorming, é este momento. Quando você tem várias sugestões da sua equipe é preciso filtrá-las, e de fato, selecionar as melhores opções para chegar no denominador comum do problema. Aqui, é preciso que o Administrador ou líder dos grupos tenha muita cautela, pois, um deslize pode dar a entender que você está querendo explorá-los, e ali mesmo a chuva de ideias se acaba. Tenha controle do que está sendo discutido e cuide bem de ideias repetidas, de maneira que seu equilíbrio não seja afetado por um possível confronto de ideias.



A forma eficaz de trazer resultado para a seleção das ideias, é mencionar essa ideia (
independente dela ser ruim) e abrir um canal amplo de debate sobre aquela ideia. Traga para “mesa” toda uma discussão sobre aquela ideia, e deixe que o ponto de vista de todo mundo (ou pelo menos dos participantes do brainstorming) seja exposto. Caso você prefira, selecione seus moderadores ou gerentes de grupos para falar em particular em um setor privado, sem que os demais participantes vejam discussões a respeito de cada ideia citada. Assim, você amplifica essa participação e mantém um raciocínio único entre os gestores/líderes dos grupos.


Para concluir

Para concluir o raciocínio, veja que essa técnica é acompanhada de muitos outros métodos que podem facilitar todo o contexto da reunião de ideias… Mas, que neste caso é preciso ser muito sábio e entender bem o que está ocasionando tal problema para começar um brainstorming.


Não importa quanto tempo levará para terminar o brainstorming, o importante é que você chegue em resultados satisfatórios e mostre aos seus membros de equipe que você os inseriu em uma decisão difícil (por mais que você já possa ter uma solução definitiva sobre o assunto). Quando o resultado disso for mostrado aos membros, então verá satisfação da sua equipe, e seus membros mais atentos vão perceber que você é um líder nato.

Postar um comentário

0 Comentários