Advertisement

Anuncie aqui

A hora da partida: com quem deixar sua comunidade?

Esse é um assunto que estava muito animado de escrever. Eu creio que a maioria, senão todos os administradores, já prometeram que nunca iriam sair, se afastar de sua equipe ou projeto. Porém, as situações do dia a dia nos força a descumprir aquilo que não podemos prometer. Com quem deixar a comunidade se decidir sair? Como preparar o sucessor? E se não tiver um sucessor, o que fazer?

O mais ativo nem sempre é o melhor

Normalmente, o mais ativo é o que sempre está online e executando as tarefas designadas por você… E por mais que seja contraditório o que vou dizer, tomar cuidado com o sucessor sem saber se ele vai ter o mesmo comprometimento que você, é onde mora o perigo.


Dependendo da pessoa, o tempo pode ser algo que traz vantagens para o usuário da equipe, e o faz ser ativo e participativo, contudo, você como administrador precisa entender que essa é uma das barreiras que qualquer um pode enfrentar. Inclusive, você vai sair por que mesmo? O fator que define esse primeiro ponto, é o comprometimento com as tarefas e a qualidade que elas têm para comunidade. Os tópicos são bem receptivos? Atraem muitas respostas? Qual é o tempo de vida do tópico na comunidade? Esse membro é um bom gestor de grupo? Entregar a administração do projeto para membros que não lidaram com a gestão de usuários do grupo, é risco alto, pois, a rotatividade da equipe dependerá agora deste novo administrador. Analisar o perfil comportamental e psicológico é interessante (mesmo que você não seja psicólogo). O importante é saber quem ele é realmente.

Eu voltarei

Não bata a porta ao sair. Sempre deixe uma agulha no palheiro quando for tomar a decisão de entregar sua comunidade para outra pessoa. Mas, pera. Agulha no palheiro não é uma expressão usada para definir o quão é difícil encontrar algo? Logo, o que isso tem a ver com a situação da porta que comentei?


Entregue a administração do projeto e não a fundação. Se vender seu fórum, seus direitos são vendidos com ele, mas, se o deixou com outra pessoa para seu retorno no futuro, então sempre mantenha a conta fundador, ou ferramentas que permitam recuperar o acesso completo do fórum, caso o sucessor comece uma ditadura opressora na comunidade. Não quero dizer para interferir na forma que o sucessor administra, mas, sempre tenha em mãos uma chave mestra para retornar caso as coisas saiam do controle para pior. Está aí a justificativa da ‘agulha no palheiro’, porque esse erro é justamente o que faz muitos administradores que desistiram na época de seus projetos, delegando sucessores, mais tarde, solicitar o retorno porque o sucessor não fez o que ele havia ensinado, ou porque ele (o sucessor) sumiu deixando a comunidade à deriva.

O abandono

São mais de 360 mil fóruns criados em Forumeiros até o momento que escrevi esse artigo. Imagine quantos outros não existem alojados por aí, com o formato phpBB? Em comparação com o phpBB, os fóruns Forumeiros em sua maioria, são abandonados e ficam sem atividade por anos, até serem excluídos automaticamente pelo sistema. Isso porque boa parte deles são comunidades “testes”, outros foram ideias que não deram certo, ou porque o administrador não conseguiu provar a titularidade dele. O que acontece aqui, é que a facilidade de criar um fórum grátis hoje é muito fácil, mas, pagar para mantê-lo online não é uma preocupação. Isso explica a possível metade dos milhares de fóruns abandonados ou sem atividade (fonte? Confia!). Essa conta fica para o serviço, que infelizmente tem que arcar com domínio, espaço em disco ocupado e etc.

Se não tiver um sucessor, a melhor alternativa é migrar parte do conteúdo para um concorrente que você sempre disputou espaço na internet, mostrando que ele ganhou de você, ou opte por excluir a comunidade. Admitir a derrota não é algo que nosso cérebro aceita fácil, mas, comece a treinar esse seu lado. Ninguém está livre de decepções. Todavia, tome essa decisão somente se nunca mais for retornar.


Por fim, se um dia for retornar (mesmo tendo em mãos ferramentas para assumir a comunidade por completo), prefira começar no cargo mais baixo permitido pelo sucessor que agora é o administrador da comunidade, para mostrar o respeito ao seu ex-colega subordinado. Não é legal tomar de alguém um direito que você mesmo deu, até porque, isso o torna um carrasco e não um líder. Aliás, liderança é algo que falta em comunidades na internet, sabia? Temos um artigo sobre isso, clica aqui: “Ser chefe ou líder?”.

Postar um comentário

0 Comentários