Advertisement

Anuncie aqui

Você é a maior barreira do sucesso da sua comunidade?

Você sabe quais os sacrifícios que um administrador precisa fazer para obter sucesso com seu projeto? É difícil de comentar isso sem citar que ‘a maior barreira do sucesso, é o medo do fracasso’, contudo, a barreira é o próprio administrador. E se "Elon Musk" tivesse desistido de todos os seus projetos por ouvir outras pessoas?


Motivação ou insistência/persistência

A definição de motivação diverge de insistência aplicando ao conceito de fóruns, blogs ou outros tipos de nichos, mas a maioria dos administradores seguem com a pergunta. Será que vale a pena? Então, não seria correto afirmar que a maior barreira do sucesso não é a insistência em algo que não trará frutos? Leia um artigo semelhante: "Motivação ou insistência".

Nosso cérebro libera endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina quando nos sentimos felizes ao fazer algo ou quando somos recompensados por algo. O que você está fazendo para motivar sua equipe? Não existe remuneração que faça uma pessoa feliz se as coisas que ela faz estão o deixando desmotivado. O que o administrador de um projeto deve cuidar é como lidar com as pessoas que o ajudam, e saber como agradá-los, sendo remunerados ou não.

O comprometimento do membro da equipe só ficará evidente se houver uma insistência do próprio administrador. Como já falamos, o administrador é o espelho de sua equipe. Se a rotatividade da equipe é grande, é porque não há um administrador criativo, atento com novidades e adaptado às mudanças.

A pergunta final é: O que você tem feito para se motivar? Você insiste em seu projeto? Como você se vê daqui uns 5 meses ou anos? Quais são as metas a atingir e prêmios que isso trará para sua comunidade? Se nunca se perguntou isso, sua comunidade (e você) ficará parado no tempo. Neste caso, entraremos no que foi citado pelo próprio suporte Forumeiros: “O que leva um administrador a abandonar o fórum?”.

Qual será a utilidade da sua comunidade para a internet?

Segundo o Yahoo Finanças, há mais de 1,80 bilhões de sites criados até Agosto de 2021 quando o artigo foi publicado em seu site. Criar um site, blog ou fórum grátis em poucos cliques é rápido e fácil, mas administrar é uma responsabilidade que os “adms” não estão preparados ainda. Isso porque, ninguém sabe como conciliar a vida virtual com a real, ou não pensavam nisso na época que terminou todo o projeto.


Se você pretende montar um projeto para lucrar a curto prazo, tenha em mente que o esforço deverá ser maior. Isto é, saber o que fazer assim que sua ideia for publicada na internet é saber se as pessoas vão precisar usar ou estar nela para que o sucesso venha. Pense conosco: “Para que quero uma furadeira, até precisar furar uma parede?”. Não há sentido em gastar com algo que não preciso, não é mesmo? Por que as pessoas participam de seu fórum, blog ou site se não precisam dele?

Apesar de soar pessimista, definir precisamente o nicho da sua comunidade pode colocar as ‘rodas no trilho’ e fazer com que a comunidade cresça rápido sem muito esforço. Tudo depende do quanto você terá que investir, doar o tempo e zelar por tudo. Não adianta abordar de tudo um pouco, porque esse tipo de categoria se torna obsoleta e rápida por não ter uma “regra” definida, já que pode se falar de qualquer coisa. Tudo é misturado e junto, e isso é muito difícil de ser acompanhado pelos motores de busca.

No caso da nossa pergunta, “deixamos a furadeira ali já paga para quando precisar”! Isso significa que sempre vão precisar de sua comunidade para obter um resultado de alguma coisa, e para isso existe o E.A.T do Google (por exemplo). O Google é uma ferramenta que procuramos apenas quando precisamos, diferente de outros que sempre se colocaram no pedestal de “preciso ser usado a todo segundo”. Entende a diferença?

Você não perdeu para as redes sociais (ainda)!

Você só pode se dar por vencido depois de ter tentado tudo! Ou. Pera… Você já tentou de tudo? Usar as redes sociais como aliadas é o ponto chave desse artigo. Se você viu e sempre achou que as redes sociais ocupam o espaço que os fóruns, blogs e alguns modelos de sites oferecem para as pessoas, saiba que você está errado.

As redes sociais vieram para unir a forma como as pessoas se comunicam, e neste momento todos os webmasters acreditaram na morte de muitos projetos. Antes delas (redes sociais) o Yahoo Respostas, comunidades na internet e blogs eram o ponto de encontro das pessoas que buscam por algo em específico. Focar em trazer essas pessoas por meio das redes sociais é preciso ser o foco dos administradores. Divulgue, compartilhe os links de sua comunidade, premiações e ações da comunidade lá. As pessoas vão ver, e com isso o seu site, blog ou fórum será um sucesso.


Por fim, por mais que muitos acreditem que ShiftActif é um projeto morto, o fundador Shek Crowley sempre foca em algo que as pessoas (talvez) precisem saber: “Qual é o próximo passo?”. Isso é o que nos motiva. Essa é a nossa motivação. ShiftActif existe e sempre existirá enquanto houver essa pergunta sem resposta definitiva, porque, sempre haverá um novo passo a ser dado, e a mesma ainda pergunta paira. O que move o mundo? São as perguntas ou as respostas? Respondemos essa dúvida no artigo “5 Razões que te fazem perder usuários no fórum”.

Postar um comentário

0 Comentários