Advertisement

Anuncie aqui

Como lidar com as adversidades internas em equipe

Antes de criar um projeto (seja site, blog ou fórum) a coisa mais importante que é deixada de lado, é como você vai lidar com as adversidades que vão surgir a longo prazo. Pode parecer exagero, mas o fator motivacional para uma equipe se manter alinhada com o pensamento que criou para sua comunidade, é a competitividade. O desafio e senso de justiça é o que torna os membros mais audaciosos, em guerreiros prontos para colocar a crença aplicada pelo administrador, em um cabo de guerra interminável. Como você vai resolver os problemas internos? Deve punir esses membros?

Tenha o dom de prever o futuro

Antes de mais nada, é extremamente importante se colocar no lugar do membro da sua equipe e começar a pensar quais são os desafios que ele(a), enfrenta na função que atribuir no cargo designado. Você só pode resolver um conflito se você mesmo prever como ele vai ou poderia acontecer.

Saber entender bem o que está sendo descrito é a melhor alternativa, é escolher resolver situações somente quando estiver calmo. Decisões precipitadas trazem consigo consequências imprevisíveis. O que posso sugerir aqui, é que tenha tudo por escrito, demonstrando as severas punições ao agir ou executar ações consideradas erradas. Ou seja, crie um regulamento interno esclarecendo o que o administrador espera que seja feito, bem como o que ele pode fazer em equipe. Não mude isso com frequência, pois, pode causar muito converseiro por de trás das cortinas.

Ser flexível resolve a situação?

Todo mundo está “careca” de saber que errar é humano, mas, em sua comunidade, você deve ser justo e saber como julgar os membros da sua equipe em caso de erros. Isso porque, quando se chega ao veredito, a sua razão precisa estar acima do julgamento dos seus membros. Ser carrasco com um e anjo com outro é completamente errado, e saber orientar como proceder sempre que ver situações assim é a melhor forma de resolver uma adversidade.

A sugestão é ser flexível nas três primeiras vezes, e agir de forma severa na última. Dependendo da gravidade da situação a exoneração pode causar um efeito contrário nos demais membros do grupo, que assistem de camarote. Tente falar com os usuários individualmente criando um sub fórum cujo somente ambos e você tenha acesso, impedindo os outros de verem o caminho da conversa, e no final de seu julgamento exponha como o fato ocorreu, e o que você decidiu fazer mediante ao regulamento interno que criou. Assim, você demonstra senso de justiça baseado naquilo que previu, pensando no lado benéfico para todos os lados. Se não for possível, o jeito é agir com ferro e fogo mesmo. Uma hora precisamos agir assim.

Por fim, o resultado da flexibilidade é fazer com que todos reflitam sobre suas ações e cheguem em uma pergunta: “E se, eu tivesse feito assim, tal coisa poderia ser evitada?”. Refletir sobre os erros resolve a adversidade e coloca uma vírgula no relacionamento entre ambos, fortalecendo a afetividade e comportamento dos envolvidos.

Notou que de tudo o que foi dito, o tempo que isso demora para se resolver é longo? Nem tudo parece flores, porque, decidir resolver logo pode ser outro problema. É sempre bom saber como lidar com uma equipe. Afinal, este é o maior desafio de todo líder. Recomendo a leitura do livro “A arte de lidar com pessoas”, de Augusto Cury.

Reconhecer não é fácil

Assumir que errou não é um dom de qualquer um. Mas a partir do momento que admite que cometeu um erro e aprende com ele, é fácil lidar com a adversidade. Entender como lidou com outras situações no passado, que por mais que não se relaciona com a atual, é o ponto chave para se conhecer melhor.

Você precisa mostrar que o usuário errou e ele precisa se convencer disso. Ao contrário, nada vai mudar. Toda mudança precisa partir do sentimento de querer mudar da pessoa, e não de você (administrador ou moderador). É complicado, eu sei. Mas, não há meio termo aqui. O ser humano é assim, ele só muda depois que perde ou que admite que precisa mudar o comportamento. Impor limites também ajuda, mas não resolve de vez. Pessoas precisam ser lapidadas, e a missão de refinar deve partir do líder. A motivação de mudar precisa ser cativada do exemplo do superior, e a mudança de comportamento vai vir com o tempo. Você pode criar histórias fictícias para demonstrar falhas anteriores, e como você aprendeu com elas. Eu sei, estou dizendo que mentir pode trazer uma reflexão, mas há momentos que isso é necessário, até mesmo para casos assim (infelizmente). O importante é resolver tudo de forma pacífica.

Por isso...

Adversidade entre pessoas ou grupos precisam existir ao ponto de não causarem uma guerra, mas de explorar melhor o caráter que habita naquele “ser”. Isto é, quando se tenta resolver um conflito ou adversidade, isso tira qualquer pessoa da zona de conforto ao ponto de demonstrar o senso de liderança. Sugiro seguirem um canal no Tiktok do Frank Silveira (http://tiktok.com/@franksilveiraoficial), ele explica muito sobre o que precisamos para aperfeiçoar o líder que há em nós.



Postar um comentário

0 Comentários