Convenhamos que esse tabu não é nem cogitado em uma comunidade. Além de ser uma pergunta frequente dos Administradores, na maioria das vezes fica sem resposta. Onde estou errando de fato? Por que é tão importante saber a origem dos visitantes e quais palavras-chaves que buscam? Eu sei que aqui poderia mencionar os motivos que os usuários saem de seu site, mas quero mostrar como evitar isso.
Antes de pensar que “a época dos fóruns se perdeu”, vá refletindo melhor sobre esse argumento. Antes de mais nada, criar um fórum, criar um site ou criar um blog grátis não é só dar dois cliques e… seus membros vão ‘brotar’ do nada. Você precisa investir seu tempo e bolar estratégias para chamar atenção de visitantes.
Origem do tráfego
O primeiro ponto é saber de onde seus membros estão vindo. Lembre-se de que a base mais sólida para descobrir isso é o Google Analytics. Com ele, visitas novas no seu site vão ser rastreadas e com isso você pode saber como os internautas chegam ao site. Alguns pontos são mencionados no Google Webmaster também, mas o melhor é o Analytics mesmo. Descobrir a origem do tráfego permite investir neste ramo, excluindo automaticamente coisas que o fazem perder tempo.
Falta de comunicação com os visitantes
Use as notificações push para provocar a curiosidade e instigar este internauta inscrito a participar do assunto. Lembra do que eu disse no começo do outro artigo de “como tratar sugestões”? O que move o mundo não são as respostas, e sim as perguntas. Atiçar a sabedoria do internauta que recebeu tal notificação, de ir lá no assunto e respondê-lo e mostrar que ele sabe do que estão falando é um segredo incrível. Ou seja, faça perguntas abertas! Seguindo o raciocínio do primeiro item da lista, saiba quais palavras chaves usar para chamar internautas, digitando ela no título do tópico ou artigo.
Invista alto
Se usa notificações push, newsletter, propagandas ou hashtags, por exemplo, é melhor pensar em algo sólido e com mais rendimento. A maioria dos administradores querem ganhar dinheiro com seus fóruns, sites ou blogs… Mas, o problema é inserir publicidades excessivas ou em pontos não estratégicos, poluindo o visual do site para usar esse dinheiro para investir em publicidades pagas. Infelizmente, você abriu um “negócio online” que para obter lucro, precisa ter um investimento. Tudo é demorado, e desistir nessa altura do campeonato só te leva ao prejuízo. Domínio personalizado, parcerias e publicidade em redes sociais (na sua forma paga) é um atrativo interessante. Isto é, você consegue definir seu público alvo mais depressa e alcançá-los.
Aparência importa
Prepare seu conteúdo
Algo óbvio e que muitos pecam é o conteúdo. A menos que seu site tenha assuntos de culinária (o que seria inovador), prepare seu conteúdo de forma que dois passos à frente já sejam dados. Como assim? Pense como um usuário curioso:
- Por que eu responderia esse tópico?
- O que ele sabe, que eu não sei?
- Meu post vai mudar algo?
São perguntas simples como percebeu, mas, o legal aqui é notar que quando se faz essas perguntas, você se coloca a frente quando o tópico ou artigo está pronto, já prevendo o que pode ocorrer quando uma pessoa lê.
Será que as pessoas tendem a ler conteúdos extensos para obter um resumo de tudo? O formato de uma redação é a melhor alternativa? E se meu conteúdo se trata de um jogo, como posso adaptar essas mudanças no conteúdo?
Meu ponto de vista…
Enfim… Nos tempos de hoje eu creio que ninguém tem muito tempo para ler com frequência, a menos que isso seja interessante para ele(a). Não é fácil ser criador de conteúdo, muito menos escritor de artigos ou tópicos. De fato, se for contra as dicas que citei, as chances de perder usuários será enorme!
0 Comentários
Na caixa abaixo você poderá adicionar seu comentário. Lembre-se de que, não será possível atribuir tags especiais, de imagens, links e cores. Somente tags Negrito, itálico são permitidos.
Obrigado por comentar!