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5 Razões que te fazem perder usuários no fórum

Convenhamos que esse tabu não é nem cogitado em uma comunidade. Além de ser uma pergunta frequente dos Administradores, na maioria das vezes fica sem resposta. Onde estou errando de fato? Por que é tão importante saber a origem dos visitantes e quais palavras-chaves que buscam? Eu sei que aqui poderia mencionar os motivos que os usuários saem de seu site, mas quero mostrar como evitar isso.


Antes de pensar que “a época dos fóruns se perdeu”, vá refletindo melhor sobre esse argumento. Antes de mais nada, criar um fórum, criar um site ou criar um blog grátis não é só dar dois cliques e… seus membros vão ‘brotar’ do nada. Você precisa investir seu tempo e bolar estratégias para chamar atenção de visitantes.

Origem do tráfego

O primeiro ponto é saber de onde seus membros estão vindo. Lembre-se de que a base mais sólida para descobrir isso é o Google Analytics. Com ele, visitas novas no seu site vão ser rastreadas e com isso você pode saber como os internautas chegam ao site. Alguns pontos são mencionados no Google Webmaster também, mas o melhor é o Analytics mesmo. Descobrir a origem do tráfego permite investir neste ramo, excluindo automaticamente coisas que o fazem perder tempo.


Se você encontrar a origem do seu internauta, invista seu tempo neste ponto. Se vem de pesquisas por palavras chaves, insira mais palavras semelhantes ou plural delas. Se são perguntas, comece a perguntar em título de tópicos, ao invés de responder. Tudo deve ser analisado, principalmente se forem sites de referência.

Falta de comunicação com os visitantes

Use as notificações push para provocar a curiosidade e instigar este internauta inscrito a participar do assunto. Lembra do que eu disse no começo do outro artigo de “como tratar sugestões”? O que move o mundo não são as respostas, e sim as perguntas. Atiçar a sabedoria do internauta que recebeu tal notificação, de ir lá no assunto e respondê-lo e mostrar que ele sabe do que estão falando é um segredo incrível. Ou seja, faça perguntas abertas! Seguindo o raciocínio do primeiro item da lista, saiba quais palavras chaves usar para chamar internautas, digitando ela no título do tópico ou artigo.

Invista alto

Se usa notificações push, newsletter, propagandas ou hashtags, por exemplo, é melhor pensar em algo sólido e com mais rendimento. A maioria dos administradores querem ganhar dinheiro com seus fóruns, sites ou blogs… Mas, o problema é inserir publicidades excessivas ou em pontos não estratégicos, poluindo o visual do site para usar esse dinheiro para investir em publicidades pagas. Infelizmente, você abriu um “negócio online” que para obter lucro, precisa ter um investimento. Tudo é demorado, e desistir nessa altura do campeonato só te leva ao prejuízo. Domínio personalizado, parcerias e publicidade em redes sociais (na sua forma paga) é um atrativo interessante. Isto é, você consegue definir seu público alvo mais depressa e alcançá-los.

Aparência importa

Quem nunca julgou um ser humano pela aparência, que atire a primeira pedra. É triste a quantidade de administradores que aplicam centenas de scripts, imagens pesadas (com
redimensionando com CSS para tamanhos menores) achando que alguém é obrigado a esperar o carregamento. Invista em pessoas ou em você mesmo, para providenciar o departamento de marketing visual da sua comunidade. É bom revisar o tema todo mês e sempre estipular uma novidade, tanto para o fórum quanto para o tema. Evite criar vários modelos ou estilos de temas, mas, observe nos resultados do Analytics quais são os dispositivos que seus membros mais usam (ou seja, se é mobile ou desktop) e invista em melhorar ou minimizar os impactos negativos no acesso. Isto é, usando o conceito da “pesquisa de satisfação anônima” que comentei no primeiro ponto.

O importante é sempre focar em melhorias, e olha que não precisa haver grandes mudanças. Coisas singelas e transparentes são mais percebidas do que atualizações extraordinárias.

Prepare seu conteúdo

Algo óbvio e que muitos pecam é o conteúdo. A menos que seu site tenha assuntos de culinária (o que seria inovador), prepare seu conteúdo de forma que dois passos à frente já sejam dados. Como assim? Pense como um usuário curioso:

  • Por que eu responderia esse tópico?
  • O que ele sabe, que eu não sei?
  • Meu post vai mudar algo?

São perguntas simples como percebeu, mas, o legal aqui é notar que quando se faz essas perguntas, você se coloca a frente quando o tópico ou artigo está pronto, já prevendo o que pode ocorrer quando uma pessoa lê.

Será que as pessoas tendem a ler conteúdos extensos para obter um resumo de tudo? O formato de uma redação é a melhor alternativa? E se meu conteúdo se trata de um jogo, como posso adaptar essas mudanças no conteúdo?

Tempo é dinheiro nos dias de hoje. Quanto mais seu assunto for relevante, mais tempo o internauta passa no seu site. A forma de escrever precisa ser resumida, porém, não deixe de destacar os pontos fortes de seu argumento. Colocar seu ponto de vista no final pode ir contra a opinião dos membros, e isso faz com que eles venham a comentar sobre sua visão. Quando algo é um fato, independente da razão do usuário, ele não ficará tão contente de ser contestado, e aí que mora a adaptação do conteúdo.

Meu ponto de vista…

Enfim… Nos tempos de hoje eu creio que ninguém tem muito tempo para ler com frequência, a menos que isso seja interessante para ele(a). Não é fácil ser criador de conteúdo, muito menos escritor de artigos ou tópicos. De fato, se for contra as dicas que citei, as chances de perder usuários será enorme!


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