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Qual é o melhor conteúdo para ganhar visitas?

Se você é um administrador preocupado de como seu conteúdo é enxergado pelos usuários da sua comunidade, esse artigo é para você. Até porque, podemos listar diversos métodos e dicas de como escolher um ótimo conteúdo para seu público, mas neste caso, o ideal é se perguntar: “Qual tipo de conteúdo gera mais cliques?”.


O título importa!

As visitas de um blog, fórum ou site depende muito do “main content” da página. Isto é, como dito no vídeo sobre o E.A.T no canal ShiftActif, toda página criada precisa ter um propósito. O que atrai internautas para sua comunidade é a forma que os tópicos são apresentados quando pesquisados. Isto é, as pessoas tendem a perguntar ao buscador algo que precisam saber. Se em seu site tiver a resposta da pergunta, você tem um clique!

Exemplo: em uma roda de conversa com amigos, surge um assunto no qual você quer mencionar uma frase épica dita por um escritor ou pensador. Como você não vai se recordar o nome do autor, que tal pesquisar no Google? É basicamente isso! Você ganha uma visita ao tratar seu conteúdo como resposta de uma pergunta, ou tentar explicar uma situação de interesse do internauta, dentro do que foi pesquisado. Esse formato é conhecido como E.A.T, e você pode compreender melhor o funcionamento com este vídeo:


Por fim, o CTR (taxa de cliques) mede o sucesso do conteúdo na internet, tornando a página mais popular. Tudo dependerá da intenção da pesquisa do internauta. Então, fique atento com as palavras-chaves que as pessoas normalmente pesquisam. Por fim, o que rende visitas e cliques ao site é o título dos tópicos. Quando um título é chamativo sem a intenção de se tornar um clickbait, então você precisa se preparar para o próximo problema.

O conteúdo precisa conquistar!

Os especialistas de Marketing explicam que antes de começar um tópico, o autor precisa avaliar qual será o objetivo do assunto. A nova discussão precisa ter um objetivo definido para que traga benefícios ao fórum. Ou seja, o conteúdo tem a visão de propagar o nome do fórum pela internet ou apenas de influenciar pessoas a fazer algo? É um tópico de opinião? É um produto que comprou e que deseja expor uma opinião? É um conhecimento pessoal que deseja compartilhar? Deseja atiçar racionalmente ou emocionalmente? Não adianta ter um título incrível, mas pecar no conteúdo. Tudo isso precisa ser avaliado antes de publicar um tópico.


Tudo isso que já falamos trata-se da Matriz de conteúdo. Essa técnica tem como objetivo indicar qual conteúdo escrever. Você pode iniciar com o conteúdo e depois determinar o título do tópico (sem problema algum), mas nunca esqueça que o que vai ser exibido nos buscadores é o título, então se o título não for chamativo, de nada vai adiantar usar a matriz.

Quais temas chamam mais atenção?

  • Notícias: são para pessoas que tendem a buscar informações do que acontece no mundo. O ideal para você como escritor, é estar muito antenado ao que acontece a todo momento. Para isso, se inscreva no twitter (famoso X do Ellon) e fique por dentro de todas as notícias no momento que surgem.
  • Top Lists: são incríveis, porque você aplica o conceito da matriz de conteúdo para incentivar os leitores para algo que eles supostamente não sabem ainda. Exemplo: Os 5 filmes mais odiados, e o último vai te surpreender. O legal das listas é que você pode expor um pouco do seu ponto de vista, mas o ideal é usar fontes confiáveis para evitar “fake news”.
  • Tutoriais: como fazer coisas ou manusear aplicativos ou programas. Você pode até empreender aqui, vendendo apostilas com cursos completos e usar o youtube, tiktok ou outra mídia para propagar o conteúdo.
  • Análise de produto, jogos ou filmes: com ou sem spoilers é um atrativo interessante, mas não exclusivo. Use um formato de pergunta e respostas nesse ponto, pois, internautas perguntam ao Google, e a resposta pode ser o seu site.

O tempo de página

A melhor forma de medir o interesse do seu público-alvo é usar enquetes para saber quais são os interesses dos internautas que visitam sua página. O legal é permitir que visitantes votem e comentem algo. Porém, o que você precisa analisar é o tempo de permanência do internauta no seu fórum. A forma mais eficaz é usar o Google Analytics, porque ele permite que se obtenha dados específicos das páginas mais acessadas e o tempo que o internauta passou lá. Dessa forma, você tem gráficos que dizem quais assuntos são mais chamativos, e a partir daí, procurar meios de investir em palavras-chaves, conteúdo e temas semelhantes. Confronte os dados da sua enquete com o Google Analytics, só para ter uma base da veracidade dos resultados.


Apesar de parecer complicado, o ideal é você disseminar os temas aos membros da sua equipe, e com isso ajudá-los na elaboração do conteúdo dentro da matriz. Seus moderadores podem contribuir colocando novos tópicos para provocar os membros a discutirem.

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