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Como tratar sugestões em uma comunidade?

A parte mais intrigante em qualquer administração é saber o que agrada seus membros ao ponto de convencê-los a ficar na comunidade. Comece a se perguntar: “O que os motiva? Por que ele (membro) participaria das postagens de seu fórum? Será que o visual do fórum agrada?”. Lembre-se, o que move o mundo são as perguntas, e não as respostas. Ou será que não?

O espaço de sugestões;

Ao participar da comunidade oficial de suporte a Forumeiros, tive a liberdade de lidar em várias posições na equipe que favorece o crescimento pessoal e profissional. Lidar com pessoas é um dos fatores que precisa colocar na sua lista se quiser ser um administrador resiliente. Até porque, uma comunidade é nada mais que um espaço onde os usuários buscam debater opiniões, e permitir que suas ideias sejam confrontadas é algo que os membros esperam.

O ideal é que uma seção ou fórum (sub-fórum) para abrigar seus tópicos de sugestões ou dicas para melhora seja bem estruturado. Tente pensar em organização, porque, isso é bem visto não só por seus usuários, mas pelos motores de busca. Tente algo como “sugestões aceitas, em discussão e recusadas”. Promova moderadores habilitados para classificar as sugestões e regulamentar o setor para algo inovador, ou se preferir optar por pesquisas de satisfação realizadas no final de cada mês, selecionando as sugestões com maior número de votos, os próprios usuários podem definir quais são mais favoráveis.


Cuidado com regras em excesso

Em outro artigo aqui do blog, ficou bem explícito o que o excesso de regras podem causar em uma comunidade. A melhor situação, é fixar um tópico global das regras gerais do fórum, separando-o por “seções” no tópico, e usando a hashtag na URL para mover o usuário para lá caso ele não siga essa regra em específico. Tenha em mente que todo regulamento precisa ser:

  • Explicado;
  • Resumido;
  • Decorável;
  • Vantajoso;
  • Claro.

Dependendo do tipo de assunto que sua comunidade aborda, o tipo de linguagem que será descrita no tópico de regras é imprescindível. O foco no seu público-alvo e o que eles gostam afetam essa forma de comunicação, e por isso pelo menos os tópicos oficiais e globais, precisam (acima de tudo) ser bem descritos e fácil de ler. Como dito, a sugestão é incluir em um tópico único e global as regras da comunidade e separá-los por setor ou respostas. Dessa forma, tudo fica em um único link que pode até ser acessado por URL. Uma dica legal é criar pesquisas de satisfação anônimas de vez em quando. Pessoas se sentem confortáveis em responder sem ser identificadas.


Como lidar com as sugestões?

Seus usuários são seus clientes, você o “C.E.O”, os moderadores os Gerentes e por fim, demais cargos designados por você são encarregados de setores para atender os fóruns (ou operações) distribuídos nas categorias. Estamos falando ainda de ‘comunidades’, e usar a estrutura de uma empresa aqui é algo que muitos administradores ainda não notaram. Toda sugestão precisa ser analisada pelos gerentes e levada ao administrador de forma que ela se encaixe no modelo do assunto principal do fórum.

Ideias que são, alcançáveis, tenham um objetivo em comum, únicas e novas, permite que sua comunidade tenha pontos de atividade e com isso chame atenção dos demais internautas que esbarram no túnel da internet procurando o que tem de melhor na sua comunidade. Mas, tome muito cuidado! Não aceite qualquer sugestão por parecer boa, pois, assim como na vida real, em que tudo em excesso faz mal à saúde, qualquer sugestão aceita e aplicada passa a impressão que nenhuma ideia é de fato pensada, discutida pela equipe e dão a impressão que você e sua equipe são desorganizados.


Deixe as ideias que modifiquem a estrutura de tópicos, regras ou modo de jogabilidade de um “dado” do fórum para ser decidido pelos moderadores, e algo que afeta a estrutura da comunidade para o administrador. Nem tudo precisa chegar lá em cima para depois voltar como “ordem”. Essa lógica faz com que seus moderadores tenham ‘poder de decisão’ em sua ausência ou até mesmo com assuntos pequenos.

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