Advertisement

Anuncie aqui

Regras de mais torna comunidades chatas ou depressivas?

Há mais de 240 anos atrás, o Brasil ganha sua primeira lei contra escravidão (em Portugal em 1821 eu acho). Esse momento de certa forma, marca o início de todo o caminho que foi percorrido até agora para a quantidade absurda de leis que temos na vida real. Diante de tantos acontecimentos do mundo moderno, podemos indagar em algum momento da vida. O que seria do mundo se não houvesse as leis? Por que as regras precisam existir, não só em comunidades, mas no mundo real?

Qual o poder das regras?

Toda comunidade ao ser criada, seja em um servidor que hospeda gratuitamente ou em plataformas pagas, as regras servem para garantir a lei e a ordem entre os membros da comunidade. À medida que uma comunidade evolui, as leis são atualizadas ou novos parágrafos são incluídos por conta de situações que ocorrem nessa comunidade.

Porém, se torna um problema quando o administrador quer controlar demais seus usuários inserindo regras excessivas, e com isso tornando o fórum chato e depressivo. Na realidade, assim como as leis, as regras servem para demonstrar que existe uma forma harmônica de conviver na sociedade criada naquele ponto da internet, da mesma forma que em estados ou municípios, que têm suas respectivas leis.

E se não existissem as regras, como seria seu fórum?

Começando pelo óbvio, uma comunidade sem regras implicaria em um conteúdo sem filtros, saindo de um fórum de jogos para algo antiético, como conteúdos piratas até coisas piores vistas somente na deepweb. A escrita neste tópico passaria de algo formal ou aceitável para algo descontrolado, usando termos ou expressões das redes sociais. Abreviações de palavras seria algo corriqueiro de se ler, determinando que no Brasil, as culturas podem mudar de acordo com a região do usuário. E por mais que se adaptar não seja uma tarefa difícil, seria complicado monetizar o conteúdo amplamente aberto e sem filtro. Seria um caos.

No segundo ponto, na parte gráfica, muitos fóruns ainda sofrem com a falta de criatividade. Contudo, a forma que muitos podem encontrar para chamar atenção de internautas é associar imagens e temas a coisas banais e completamente erradas. Nessa terra sem lei, imagens e temas seriam copiados um dos outros, até se deparar com um problema sério na justiça.

Por fim, para quem já ouviu a frase “onde começa a sua liberdade termina a minha”, seria um termo muito usado em uma terra sem leis. Nesse cenário hipotético, as pessoas seriam livres para usar e abusar de tudo e todos. Seria um horror, não é mesmo?

Qual limite do que posso controlar?

O ideal em todos os casos é se colocar no lugar do usuário quando estiver criando uma nova regra. Como já dito, regras não servem para tornar sua comunidade chata ou muito menos rigorosa, mas estão ali para padronizar o que é tolerável diante da forma que nossa sociedade vive pessoalmente. Ninguém gosta de ser ofendido, então é justo que o usuário não ofenda. Uns adoram bajulação, outros não querem seu tapete puxado. Existem usuários que são ótimos contribuintes na comunidade, já outros só virão com más intenções. Percebeu o contexto? Recomendamos o artigo que lançamos em 2014, de regras: como controlar seus membros?

Por fim, o dom que todo administrador precisa é de “prever o futuro” em sua comunidade e tentar contornar situações da melhor forma possível, sem precisar incluir novas linhas nas regras. Tente simplificar as regras em “dez mandamentos”, ou seja, em grupos com hiperligações para um outro tópico com explicações detalhadas das consequências de descumprir aquela lei. Comunidades são um ponto de encontro de pessoas, e se essa experiência se tornar algo chato ou depressivo, todos vão embora sem olhar para trás.

No final das contas, para tudo na vida precisa existir uma regra. Tudo depende das regras para que as pessoas sejam felizes onde estiverem. O que devemos cuidar, enquanto administradores, é se esse conjunto de regras é fácil de se decorar e se adaptar. Regras extensas de mais no exemplo de contratos ou termos de uso obrigam o usuário a aceitar sem ler.

Recomendação de filme

Apesar de não ter tanto a ver com fóruns propriamente dito, sugerimos assistir o filme de terror “Countdown. Esse filme retrata a história de uma jovem enfermeira, que baixa um aplicativo para o celular. Aparentemente, este pode prever o momento exato em que uma pessoa vai de arrasta para baixo, e que tem relação com as regras que mencionamos neste artigo. No final, vai entender toda a ideia passada aqui.

Postar um comentário

0 Comentários