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A importância da revisão do seu 'snippets' para o Google

Para você que acompanha os raros artigos do blog ShiftActif, bem vindo a mais uma viagem ao conhecido SEO para sites, na qual vamos discutir um assunto bem "delicioso" e que, a maior parte dos administradores já sabem como tratar. Snippets, o que é e para que serve? Se você não sabia que esse 'famoso desconhecido' existia, comece a pensar que ele faz parte do seu mundo administrativo até antes de você criar seu site.

Snippets - Revise seu título de descrição de conteúdo

Todo webmaster sabe bem que usar as tags 'TITLE' e 'DESCRIPTION' é o marco inicial para ter bons resultados nos motores de busca. Afinal de contas, você está querendo expandir seu negócio ou conteúdo. Os snippets é o conjunto de informações mostradas pelo motor de busca, como Título, Descrição, autoria e informações adicionais, como por exemplo, cache ou páginas similares.

Um bom começo é...

Para dar um 'start', você precisa tomar em consideração o uso de meta tag. Como já mencionado em nosso artigo "Aumentando tráfego com Metatags", o uso de título e descrição adequado ajudam e muito o desempenho da sua página na web.

Outro detalhe que não citamos no artigo citado acima, é 'Evitar que os mecanismos de pesquisa exibam dados do DMOZ nos resultados de pesquisa de seu site'. Uma das fontes que o Google usa para gerar snippets é o Open Directory Project. Esse agente não ajuda o seu snippets, e por isso, podemos dizer ao Google que não queremos este tipo de indexação:

Para evitar que o Google use essas informações na descrição de uma página, use os códigos a seguir:


Como usar o Rich-snippet?


Talvez a parte que mais lhe interessa é como usar o snippet no site. A cada página do seu site, é necessário incluir um HTML. Antes de seguir, estes procedimento mostram este detalhe assinalado abaixo:


Vamos explicar os pontos:

  • itemreviewed: Corresponde ao título da sua página. Na verdade, você já tem o título por ter adicionado o 'title' no HTML, mas, este ponto revela ao Google que este título também pode fazer parte da pesquisa.
  • reviewer: Nome do autor do conteúdo. Se for em caso de blogs, adicione o nome do autor da postagem. Em caso de portais, website ou lojas, é interessante colocar o desenvolvedor da página.
  • dtreviewed: Representa a data de publicação deste assunto. Você deve colocar uma data que, naturalmente é reconhecida mundialmente. Ou seja, no exemplo, seria 2015/07/01, que no Brasil lemos da seguinte forma: 01/07/2015.
  • summary: Procure resumir em poucas linhas o que se trata sua página. Deixe tudo bem... Digamos assim, limpo. Pode ser que isso cause uma curiosidade muito grande no leitor (quem procura o assunto).
  • description: Neste caso, você pode incluir a descrição do seu assunto, página ou artigo de blog.
  • rating: Agora o tão mais cobiçado e que conquista só de olhar! As estrelinhas de voto. É interessante manter em 5 como avaliação mínima/máxima.

Pode ser que demore um pouco para entrar em vigor no Google, mas, não desista! Atualmente estamos em uma constante luta para entrar no Google com os melhores e maiores resultados, e este recurso ajuda muito a destacá-lo.


Este é resultado daqui alguns dias quando o Google entender que tens o recurso no website. :) Estrelas, um "breadcrumb" de qualidade e... Não, pera! O que é breadcrumb?

Estrutura de caminho do assunto, página ou artigo

Vamos entrar em mais uma parte do snippets que você ainda não percebeu, ou se já, provavelmente se perguntou no início do artigo. O 'breadcrumb' é um recurso que aparece por de baixo do título da pesquisa indicando uma URL ou caminho mais... digamos, adaptável ao assunto. Ou seja:

O interessante disso é que esse caminho chama atenção do leitor para um blog, site ou página mais organizada em categorias por exemplo. Assim como aqui no blog ShiftActif, todo artigo se encaixa dentro de uma categoria, sendo SEO ou WEBSITE, e neste caso da imagem o assunto está dentro de SEO. Não parece mais organizado ao seu ponto de vista?

Então, vamos lá:


A necessidade do uso do 'itemscope itemtype="http://schema.org/WebPage"' é extremamente fundamental, pois, é com isso que o Google vai saber que o recurso é do tpo bredcrumb. Perceba no HTML que citei um exemplo simples de indicação usando o caminho:
Website > Notícias > Como ganhar 80 visitas diárias no site
É este o caminho que será exibido abaixo do título do seu site a partir do momento que o adicionar. :D

RESUMINDO...

Snippets ou Rich-snippet? Sendo lá o nome deles, a taxa de SEO e quantidade de visitas aumenta a partir do momento que você adiciona essas 'coisinhas' no seu HTML. Vale a pena perder tempo estudando isso, porque, é um benefício para seu SITE!


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