Advertisement

Anuncie aqui

Plágio: O que fazer quando sou plagiado?

Plágio e Direitos autoriais


Este caso é o mais inesquecível de todos. Somos todos cientes que o Plágio não passa de uma falta de criatividade de quem copia, mas no final das contas por que essas pessoas copiam e colam sem prestar qualquer satisfação?
FONTE DA IMAGEM: http://tiagomadeira.com/
Todos sabemos da existência da lei brasileira que protege o autor de cópias indevidas, mas as vezes alguns só usam a frase "é meu" causando uma certa polêmica. Como se proteger e quais são os detalhes a serem entendidos pelo criador de conteúdo?


Algumas explicações detalhadas:

Propriedade intelectual: Se aplica à todo autor/criador do conteúdo.
Direitos para usar: Conteúdo disponibilizado pelo autor, na qual o terceiro copia sem alterações. Ou seja, este artigo... Se alguém o copiar e postar exatamente o que escrevo sem alterá-lo, e atribuir os créditos ao final do artigo, é um direito autorial meu que, por meio das dúvida está sendo usado da maneira correta.
Exploração de conteúdo sem fins lucrativos: É todo conteúdo que é copiado e re-vendido sem permissão do autor. Isso ocorre muito com obras, programas, imagens ou filmes. Se você copia um conteúdo que não é seu, e vende, automaticamente por lei, você já é um criminoso.

Direito de distribuição ou Direito de uso?

Causa polêmica esse pequeno detalhe. Mas, por quê? Geralmente quando compramos um jogo ou um filme, nós temos direitos de usar aquilo, pois, somos redentores do direito. Isso quer dizer que, podemos distribuir?

Quando compramos um jogo nós no enquadramos no "Direito de uso" do produto, pois, pagamos com o nosso dinheiro suado, mas, não podemos distribuir porque não somos o criador do conteúdo. Somente o autor do conteúdo pode decidir se quer a distribuição apropriada do que foi vendido por ele.

FONTE DA IMAGEM: http://www.alexandreporfirio.com/
Vídeos no youtube que mostram filmes é algo exemplar de infração na lei de direitos autoriais, pois, quando um filme está em lançamento previsto para tantos dias, a produtora mostra exemplos de como será o filme/jogo em vídeo chamado de "Trailer". Trailers geralmente são distribuído pelo autor para publicar o seu trabalho.

RESUMINDO:

Minha opinião:
As pessoas acreditam que o Direito autorial é algo complexo, mas, você quando copia demonstra que é um ser humano sem criatividade. Eu acho que, se as pessoas tivessem medo ou, se aparecesse em jornais que outros foram presos por isso, tenho certeza que haveria uma certa conscientização sobre a cópia.
Eu fui plagiado na semana passada em Forumeiros, e estamos buscando denunciar o plagiador que, por mais que seja jovem, não toma vergonha na cara. Um dia, ele vai se arrepender de ter feito isso, quando uma ordem judicial for lhe aplicada por plágio.

Um forte abraço e até o próximo artigo. :)

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Ótimo artigo! Parabens!

    ResponderExcluir
  2. O maximo que eu faço hoje em dia, é baixar musica eletrônica mesmo, e desenhos eu salvo no pendrive pra pegar estilos de roupas pra por no meu personagem quando a internet nao tiver funcionando, jogos piratas eu baixo apenas por nao ter como pagar o jogo fisica, mas foda-se se ate os politicos, medicos, e pessoas de igrejas sao cometem crimes por menores que seja, porque eu nao posso tbm? xD eu mesmo ja baixei musicas piratas, nao me arrependo, ja comprei filme pirata e nao me arrependo, pk eu nao posso sair de casa pra ver o filme no cinema porque é perigiso na minha cidade

    ResponderExcluir

Na caixa abaixo você poderá adicionar seu comentário. Lembre-se de que, não será possível atribuir tags especiais, de imagens, links e cores. Somente tags Negrito, itálico são permitidos.

Obrigado por comentar!